Visualizações de páginas da semana passada

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Quem é Deus?

“Pois nEle vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dEle também somos geração.”
Atos 17.28


A Bíblia não tem o propósito de comprovar a veracidade do DEUS Vivo e Verdadeiro. A utilidade da Bíblia como Palavra de DEUS é de nos fazer entender que o DEUS Vivo e Verdadeiro nos amou de tal maneira que deu Seu único Filho, para que todo aquele que nEle crê tenha a vida eterna; e como deve ser o nosso relacionamento com Ele.
A Palavra de DEUS não está preocupada com as críticas ou perseguições que irá sofrer por não ser um tratado científico acerca de quem é o que quer e como é DEUS. O que está ali escrito sobre DEUS é somente o que ELE nos deixou para que crêssemos nEle e no Seu Filho Jesus Cristo.
A Bíblia não procura comprovar que Deus existe. Em vez disso, ela declara a sua existência e apresenta numerosos atributos seus. Muitos desses atributos são exclusivos dele, como Deus; outros, porém, existem em parte no ser humano, pelo fato de ter sido criado à imagem e semelhança de Deus.
Deus é Onipresente:
DEUS está presente em todos os lugares em um só tempo. ELE não tem necessidade de se deslocar para ali, ou para acolá, mas o ali e o acolá estão sempre diante dELE.

“Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá.” Salmo 139: 7-10

A mente humana é limitada quando o quesito a ser analisado é a supremacia e grandeza de DEUS. Nós só conseguimos ter relances, pequenos vislumbres do que é a onipresença do DEUS Vivo e Verdadeiro. A explicação mais coerente que recebi, nesses anos todos, sobre a onipresença de DEUS é a de que o Tempo e o Espaço são como o observar de uma fotografia. Que nessa foto existe desde a criação até os fins dos dias. Não podemos esquecer que: A Bíblia não procura comprovar que Deus existe, mas apresentá-lO a nós de maneira que possamos compreender a Sua real essência.
Deus não se limita a qualquer parte do universo, mas está presente com todo o seu poder em cada lugar do espaço e em cada momento do tempo (Salmo 139:7-12). Assim, Deus não pertence a uma nação ou geração. Ele é o Deus de toda a terra (Gênesis 18:25).

ONIPRESENÇA é o termo teológico que se refere à natureza ilimitada de Deus ou à sua capacidade de estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Deus não é como os ídolos de pedra dos povos antigos, que estavam limitados a um altar ou templo específico. Deus se revela na Bíblia como o Senhor que está em toda parte. Deus estava presente como Senhor em toda a criação (Salmo 139.7-12), e não há como escapar dEle. Ele está presente nos nossos pensamentos mais íntimos. Mesmo antes de estarmos completamente formados no útero de nossa mãe, Ele já conhecia todos os dias da nossa vida (Salmo 139: 13-16)
Quando falamos da onipresença de Deus geralmente queremos dizer que sua presença está em todos os lugares. Não existe um lugar onde Deus não esteja. Mesmo assim, sendo espírito, Deus não ocupa um lugar, no sentido físico em que os objetos ocupam lugar no espaço. Deus não tem propriedades físicas que ocupem lugar no espaço. A chave para entender esse paradoxo é pensar em termos de outra dimensão. A barreira entre Deus e nós não é uma barreira de tempo ou espaço. Para se encontrar com Deus, não existe um "aonde" ir ou um "quando" vai acontecer. Estar na presença imediata de Deus é entrar numa outra dimensão.
A idéia de onipresença não só se relaciona com os lugares onde Deus está, mas também o quanto dele está presente naquele determinado lugar. Deus não só está presente em todos os lugares, mas Deus está totalmente presente em cada lugar. Isso é chamado "sua imensidade". Os crentes que moram em São Paulo experimentam a plenitude da presença de Deus, enquanto que os crentes que moram em Moscou experimentam a mesma presença. Sua imensidade, pois, não se refere ao seu tamanho, mas à sua capacidade de estar totalmente presente em todos os lugares.
A doutrina da onipresença de Deus com razão nos enche de perplexidade. Além da reverência que ela gera, essa doutrina também se revela confortadora. Podemos sempre ter certeza da atenção integral de Deus. Nunca vamos ter de esperar na fila ou marcar um horário para estar com Deus. Quando estamos na presença de Deus, ele não está preocupado com os acontecimentos do outro lado do planeta. Esta doutrina evidentemente, de maneira alguma é confortante para o não-crente. Não existe lugar para se esconder de Deus. Não existe nenhum cantinho do universo onde Deus não esteja. O ímpio que está no inferno não está separado de Deus - está separado somente de sua benevolência. A ira de Deus está constantemente com ele.
Que DEUS nos capacite e nos faça entender quão grande é o Seu poder e Glória, afim de estarmos para sempre em Sua presença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário