Visualizações de páginas da semana passada

quarta-feira, 23 de março de 2011

Igreja, O Povo Escolhido de DEUS

Este estudo foi baseado no livro de 1 Pedro 1:22 - 2:10

Pedro começou sua primeira carta observando os privilégios espirituais de seus leitores 1:1-12. Baseado nessas bênçãos, ele continuou a exortar estes cristãos 1:13. Seus leitores tinham sido purificados através da obediência à verdade e precisavam amar uns aos outros com amor fervoroso e sincero.

Estes cristãos tinham renascido espiritualmente através da Palavra de Deus, descrita por Pedro como uma semente incorruptível. Normalmente, uma semente plantada apodrecerá quando a planta germinar. A Palavra de Deus, contudo, é viva e permanente, como foi observado por Isaías 40:6-9 que foi citado em 1:24-25. Não somente está vivendo a Palavra de Deus, no sentido de existir para sempre, mas no sentido de produzir vida espiritual naqueles que a obedecem.

À luz do renascimento espiritual e na necessidade de amar um ao outro, somos obrigados a nos afastar daqueles mesmos traços de caráter que são contrários a tal amor 2:1. Ao mesmo tempo, precisamos ter o mesmo desejo ardente do leite puro da palavra que uma criança recém nascida tem do leite de sua mãe 2:2. Como cristãos todos nós já experimentamos a bondade do nosso Salvador.

Contudo, nem todos têm a mesma apreciação por Jesus. Para alguns, Ele é precioso, mas para outros, é uma pedra de tropeço e uma rocha de ofensa 2:7-8. A diferença não está em Jesus. É no coração que está a diferença. Pedro descreve Jesus como uma “pedra viva”, assim fazendo uma ligação com uma profecia de Isaías 28:16 no versículo 6. Mesmo Deus escolhendo Jesus para ser a pedra principal do alicerce de sua casa espiritual, a Igreja, a nação judaica, como um todo, rejeitou Jesus como o Cristo. A rejeição dos homens não anulou a escolha de Deus 2:4.

Pedro continua e descreve os cristãos como “pedras vivas” também. Todos os cristãos, em toda parte, constituem uma casa espiritual, a igreja. O apóstolo então combina outra figura, descrevendo aqueles mesmos cristãos como sacerdotes que oferecem sacrifícios espirituais nesse “templo vivo”, através de Jesus Cristo, nosso sumo sacerdote celestial (veja Hebreus 4:14).

Pedro ainda descreve seus leitores exatamente do mesmo modo que o povo antigo de Deus, a nação de Israel, foi descrito – Êxodo 19:5-6. Sob o novo pacto, a igreja é o povo escolhido de Deus, uma nação santa, propriedade exclusiva de Deus 1:16. É um privilégio pertencer a Deus, liberto do Poder das Trevas, e ter a oportunidade de proclamar Sua majestade aos que estão totalmente desprovidos da Graça Real.

A Deus a glória eternamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário