Visualizações de páginas da semana passada

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Na Nossa Luta pela Integridade Precisamos ser Retos

O que você entende por retidão? Retidão é a Qualidade do caráter pela qual a pessoa age de acordo com o que, pela lei de Deus, é considerado certo, justo e próprio; integridade” (Dicionário da Bíblia Almeida 2ª Edição).

Em outras palavras é agir de acordo com a Lei de DEUS. Poderíamos parar por aqui, pois com essa definição nada mais é preciso escrever. No entanto, é necessário salientar que no cotidiano a gente não leva em consideração a Lei de DEUS. A última coisa que a gente pensa num dia a dia corrido, estressante, angustiante é na Lei de DEUS. Então como ser reto nessa nossa luta diária pela integridade?

Precisamos acima de tudo buscarmos uma intimidade com o Todo Poderoso. Não podemos perder o foco de que “dEle, por meio dEle e para Ele são todas as coisas” (Rm 11.31). Se entendo e percebo que tudo deve convergir para Jesus Cristo, minha vida diária também deve percorrer este caminho – independente de qual sejam as atribuições do dia a dia. Ser reto é observar claramente que em todos os momentos do meu dia irão acontecer coisas que me farão deixar a glória de DEUS de lado e tomar a decisão de não deixar. Ser reto é compreender que o mundo inteiro jaz no maligno (1 Jo 5.19) e que todo conceito mundano é maligno, pertencente ao Diabo. Ser reto é entender o meu papel nessa sociedade hipócrita, cruel e totalmente desprovida de qualquer caráter puro, digno e santo. Ser reto é portar-se com “sabedoria para com os que estão de fora”(Cl 4.5), “remindo o tempo porque os dias são maus” (Ef 5.16). Ser reto é colocar-se em lugar de submissão, de resignação, considerando os outros superiores a si mesmo.

Eu sei, estou falando de maneira subjetiva, nada clara para os dias de hoje. Tudo bem, apliquemos agora estes conceitos no nosso viver. A Bíblia nos ensina a não furtar. Não devemos nos aproveitar e tirar vantagem daquilo que não é nosso. A Bíblia nos ensina a suportarmos as debilidades dos que são e estão fracos, e suportar não é “aturar” não. É servir de suporte. É ser um ajudador. É compadecer-se. A Bíblia nos ensina a fugir da aparência do mal, e mal aqui não é apenas um conceito, são atitudes práticas. Evitar a pornografia, evitar a defraudação (despertar sexualmente uma pessoa), evitar a lascívia, evitar a impureza, seja ela no pensar, agir ou falar. A Bíblia nos ensina a sermos exemplos dos fiéis, na palavra (falar sempre a verdade, seja o vosso sim, sim e o vosso não, não), no procedimento (veja como andas, não sejais néscios – tolos/idiotas), no amor (não amemos só de palavra, mas de fato e de verdade), na fé e na pureza (sem palavras com duplos sentidos, sem atitudes ambiguas, sem linguajar obsceno).

Eu acho que ta na hora de nós crentes nos portarmos como crentes. Está na hora de deixarmos de lado o mundanismo que tão de perto nos assedia. Está na hora de quebrarmos as barreiras que nos impedem de crescer e desenvolver. Está na hora de parar de olhar para si mesmo e começar a fazer aquilo que DEUS ordenou em Sua Palavra, o fazer discípulos. Porque andar em retidão é também obedecer a esta ordem.

Como Igreja precisamos ir mais longe, fazer o diferente. Fazer o que todo mundo faz ta errado. De que me importa se todos roubam? De que me importa se todos mentem? De que me importa se todos adulteram e matam? O que importa é o meu proceder diante dessas situações. Como você reage quando é confrontado com estas atitudes? É isso que faz toda a diferença! Seja Luz. Seja íntegro. Seja reto em todos os seus caminhos. Seja Benção.

Soli Deo Gloria

Nenhum comentário:

Postar um comentário