Visualizações de páginas da semana passada

quinta-feira, 12 de março de 2009

Desenvolvendo Relacionamentos Saudáveis

Como foi dito na última postagem, eu levo a minha personalidade para os meus relacionamentos. Aquilo que penso, que acho, que quero é o que eu levo para dentro dos meus relacionamentos.


Falar de relacionamentos é complicado. Isso se dá pelo fato de cada um de nós levarmos para os relacionamentos que desenvolve as suas manias, "neuras", medos, traumas, desilusões, aptidões pessoais e psicológicas. E esse emaranhado de sentimentos quando misturados com os sentimentos dos outros nos coloca cara-a-cara com uma cadeia complexa de sentimentos e desejos que, em vez de ajudar, só atrapalham o estabelecimento de um relacionamento saudável.
Quando eu prego o Relacionamento Saudável estou pregando, de forma indireta, que o Homem precisa entender o que é e como é a Sua Essência.


O Homem foi criado tal qual como o vemos HOJE. Ele não melhorou ou evoluiu. Não, ele foi criado à imagem, segundo a semelhança do seu criador. Ser criado à imagem e conforme a semelhança é ter a personalidade exata do DEUS criador. O primeiro Homem, Adão, não era deus e nem tampouco um semi-deus, ele só tinha a personalidade de DEUS. Do seu coração saiam coisas boas, ele pensava coisas agradáveis e passava paz e tranqüilidade a todos que estavam à sua volta.


Como eu sei disso? Eu sei por que é o que DEUS transmite por onde quer que passe.
Uma coisa estragou tudo isso. O Pecado. Ele destruiu, ou na melhor das hipóteses deturpou a nossa imagem e semelhança.


Hoje desfrutamos de uma personalidade falsa (não hipócrita), uma personalidade deturpada, muito diferente daquela originalmente nos dada por DEUS. O Pecado não só tirou de nós a imagem e semelhança do nosso Criador como, de quebra, nos "presenteou" com a MORTE - física e eterna.


O desafio hoje é tentar restaurar a imagem caída e deturpada que temos da personalidade de DEUS. Nós não podemos nos assemelhar a Adão, só ele tinha o caráter e a personalidade de DEUS. Hoje contamos com a Graça Regeneradora, que não muda a minha essência pecaminosa, ela me dá outra natureza. O Homem salvo e limpo pelo sangue do Cordeiro tem a sua natureza terrena pecaminosa – caída e a natureza divina.


De posse dessa nova natureza, temos a oportunidade de restabelecermos, mediante o lavar regenerador de DEUS, a possibilidade de realizarmos Relacionamentos Saudáveis.
A nossa nova natureza nos auxilia nesse processo, processo este que é longo, demorado, doloroso e necessário que trás um senso de satisfação que é eterno.
Como Novas Criaturas que somos precisamos trabalhar a arte de buscarmos forças para tentar levar mensagens de paz, conforto, de alento a todos que encontrarmos no caminho.
Se conhecer é a melhor maneira de relacionar-se bem com as pessoas. Quando eu tenho plena consciência de quem eu sou, do que eu sou, do que eu posso ou não posso me faz chegar mais perto de DEUS, isso acontece porque desço da minha "torre segura" e me entrego de corpo e alma ao DEUS criador, clamado para que ELE me restitua à Sua imagem para eu poder ser benção onde eu colocar a planta do meu pé.


Conhecer-se é saber o que é, e de quem depende (de DEUS) e buscar orientação para entender que na vida, seja ela particular ou comunitária, preciso sempre considerar o OUTRO superior a mim mesmo. Só quando eu me "quebro", me humilho, me derramo diante de DEUS é que os meus relacionamentos serão bem-sucedidos, pois DEUS será o centro de cada um deles.
Que DEUS nos abençoe a nos reconhecer como somos e do que precisamos ser para Desenvolvermos Relacionamentos Saudáveis.


In Omnibus Glorifece tur Deus


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. "Mas um prova de como o ser humano é contraditório, um punhado de mal, um punhado de bem.É só misturar com água."(Markus Zusak)

    Criado à imagem e semelhança de Deus, preferiu se misturar no mal. Complicado
    ...
    Ótimo post!
    Relacionamento é um assunto muito delicado, mas suas colocaçõs estão ajudando... me ajudando, pelo menos.

    Até.
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir